Planejamento Patrimonial e Sucessório: Proteja seu Patrimônio, Evite Conflitos e Perpetue seu Legado

O planejamento patrimonial e sucessório envolve um conjunto de ações que visam proteger, gerir e transferir seu patrimônio conforme seus interesses, de forma estratégica e eficiente.

 

Por que realizar?

A compreensão sobre a realização de planejamento sucessório e patrimonial não é matéria e questão comum no cotidiano brasileiro. Mas, com a evolução patrimonial dos brasileiros, antes problemas relacionados a gestão de heranças e a sucessão empresarial decorrente da morte do proprietário/controlador – antes restritos a uma parcela pequena da sociedade – se ampliam para alcançar também famílias de várias classes sociais e diante de circunstâncias particulares.

O planejamento patrimonial e sucessório é amparado na legislação Cível, Societária e Tributária.  Trata-se de uma forma legal de conferir maior perenidade ao seu patrimônio, evitar conflitos familiares, oportunizando a sequência organizada dos negócios e garantindo segurança do seu legado.

Através de um planejamento adequado, você organiza a distribuição dos seus bens e torna a sucessão mais rápida, eficiente e podendo alcançar uma menor carga de tributos.

 

Como é feito o planejamento patrimonial e sucessório?

O planejamento patrimonial e sucessório é feito de forma personalizada para atender o seu caso. Portanto, é necessário um diagnóstico patrimonial, que garante uma análise detalhada, incluindo bens, investimentos, dívidas e renda familiar.

Após a primeira avaliação são estabelecidos os principais objetivos:

  • Proteção do patrimônio
  • Sucessão familiar ou empresarial
  • Oportunidades tributárias

Por fim, são endereçadas as preocupações únicas e detalhes específicos das partes correlacionadas.

A compreensão dos stakeholders envolvidos e uma estruturação firme, oferecem transparência ao processo até os objetivos serem alcançados.

Contudo, para cada objetivo existem instrumentos jurídicos que melhor se adequam, como testamentos, doações e a holding patrimonial, considerando aspectos também do direito civil, como o regime de bens de casamento ou união estável, pacto antenupcial e demais questões ligadas ao Direito de Família. Afinal, o planejamento patrimonial e sucessório tem o objetivo de organizar a sucessão dos ativos para herdeiros. Por isso, a importância de uma expertise relevante  que possa avaliar o seu caso.

Após finalizar o planejamento é imprescindível que ele seja revisitado de forma periódica, para que assim sejam adaptados os termos, se necessário.

 

Com mais de uma década de experiência na área de direito societário e tributário, o Carra Almeida Advogados se destaca como referência em planejamento patrimonial e sucessório. Estruturado para atender às necessidades de Sócios, Sociedades Familiares, Family Offices, e, Pessoas Jurídicas.

Oferecemos soluções eficazes para os diversos desafios encontrados no âmbito do planejamento e sucessão, do controlador, de minoritários, e da administração das sociedades empresárias.

Fale conosco.

Outras notícias

Antecipar herança em vida vale a pena? Entenda…

Ao antecipar a transmissão de seu patrimônio por meio da doação, você garante que seus bens sejam distribuídos de acordo...

Saiba mais

Planejamento Patrimonial e Sucessório: Proteja seu Patrimônio, Evite…

O planejamento patrimonial e sucessório envolve um conjunto de ações que visam proteger, gerir e transferir seu patrimônio conforme seus...

Saiba mais

Projeto Adote um Campeão quer oferecer tênis a…

Válida desde dezembro de 2006, a Lei de Incentivo ao esporte é uma importante ferramenta de fomento para o setor....

Saiba mais